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Compras em conjunto, o caminho para “Driblar” a crise e enfrentar a concorrência das grandes empresa



A crise política e econômica no Brasil têm trazido dificuldades para o ambiente empresarial, sem falar nas instabilidades do mercado global.


Para driblar os efeitos da crise econômica no Brasil e no mundo muitas empresas estão buscando novas soluções, é a tal da “inovação” que tanto escutamos nos meios de comunicação. A associação de empresas é uma estratégia que está sendo utilizada principalmente por pequenas empresas e está gerando ótimos resultados, além de manter a sustentabilidade das empresas no mercado de atuação.


NO QUE CONSISTE A ASSOCIAÇÃO DE EMPRESAS

A associação de empresas consiste na união de dois ou mais empreendimentos, sejam eles urbanos ou rurais, para formar uma associação ou uma central de negócios, visando alcançarem objetivos comuns. Objetivos estes, que não seriam alcançados se as empresas estivessem atuando de forma isolada.


EMPRESAS REALIZANDO COMPRAS EM CONJUNTO

Essa é a grande estratégia que está auxiliando muitas micro e pequenas empresas a driblarem a crise econômica no Brasil. A associação permite que empresas realizem compras em conjuntos e conquistam preços e prazos de pagamentos antes impossíveis.

Como o mercado está instável, fica difícil muitas vezes adquirir produtos de seus fornecedores com ótimas negociações para manter o seu empresa. A compra em conjunto resolve esse e outros problemas. Com essa estratégia é possível se manter estável no mercado e conseguir muitas vantagens, tais como:

  • GARANTIR PARCERIAS COM OUTRAS EMPRESAS – Não só garantir parcerias com outras empresas do mesmo segmento para realizar compras em conjunto, mas também com fornecedores para adquirir preços mais baixos e prazos de pagamento maiores. Também é possível atender a grandes clientes, que jamais poderiam ser atingidos somente por uma pequena empresa.

  • DIMINUIÇÃO DOS CUSTOS COM INSUMOS OU MATÉRIAS-PRIMAS – As empresas ao comprarem em conjunto conseguem melhores preços para os insumos e matérias-primas, gerando desta forma melhores resultados para as empresas. Neste tema vale uma lei básica para a lucratividade: “Para aumentar o meu lucro não preciso, necessariamente, aumentar o preço dos meus produtos, mas sim diminuir os meus custos”.

  • AUMENTO DOS LUCROS – Consequentemente com as parcerias estratégicas conseguidas por meio da união das empresas, consegue-se a diminuição dos preços dos produtos/serviços adquiridos, seja para revenda ou industrialização, gerando assim, aumento na margem de lucro e garantindo a estabilidade das empresas no mercado.

Além de ser uma estratégia excelente para driblar a crise em curto prazo, a associação de empresas também é em longo prazo. Garantindo que muitas micro e pequenas empresas destaquem no mercado de atuação e se estabilizem. Uma excelente solução para a crise econômica que estamos passando.

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