Antes de dissertar sobre a cooperação nos negócios, gostaria antes de falar sobre o significado desta importante palavra para os negócios no Brasil. Segundo o dicionário Michaelis, cooperar significa:
1 – Agir ou trabalhar junto com outro ou outros para um fim comum; colaborar.
2 – Agir conjuntamente para produzir um efeito; contribuir.
3 – Unir-se a outros com o objetivo de obter benefícios econômicos comuns.
Vejam que o significado da palavra é maravilhoso e pode ser um guia para nossa vida pessoal e principalmente empresarial. Mas a cooperação nem sempre é fácil de ser aplicado no mundo dos negócios. A competitividade cada vez mais acirrada e as inúmeras dificuldades empresariais no Brasil, fazem com que os pequenos negócios sobrevivam de forma isolada.
Mas qual decisão estratégica que os pequenos negócios, sejam urbanos ou rurais, devem tomar para crescerem e se desenvolverem?
Cooperar, esta é a decisão estratégica.
Pela cooperação, pode-se criar um diferencial competitivo para as empresas urbanas ou para os produtores rurais. Todos juntos em busca de benefícios comuns, trará desenvolvimento para os empreendimentos e para as comunidades que os negócios estão inseridos.
Sem dúvidas, a cooperação aumenta a eficácia na gestão empresarial, mas é mais complexa e difícil de ser praticada. Neste sentido, a assimilação da cultura associativista é essencial para o sucesso dos empreendimentos coletivos. O resultado final obtido por todos, coletivamente, beneficiará mais a cada um, individualmente, do que se conseguiria sozinho.
Assim, cooperar é um meio para alcançar determinado objetivo, e não um fim em si mesmo.
Para que as empresas possam cooperar é preciso que o empresário urbano e o produtor rural desenvolvam e pratiquem valores que facilitam a convivência com outros empresários.
Podemos destacar alguns valores que são a essência da cooperação: a confiança, a participação, o respeito pelas pessoas, a ética, a transparência, a honestidade, a tolerância às diferenças, as complementaridades, a igualdade, a aprendizagem e a solidariedade.
A cooperação não é somente uma questão de cultura ou de atitude. As pessoas unem-se com o objetivo de cooperar para competir. Assim, a cooperação tem um importante papel na viabilização dos pequenos negócios.
As principais formas de cooperação empresarial são: Associação, Cooperativa e Central de Negócios.
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