
Nos dias atuais, um dos elementos mais presentes nas relações mercantis é a competição. Empresas de nichos diferentes ou não sempre disputam pela melhor posição, maiores resultados nas vendas, prestígio social e influência perante outras. Até certa medida, isso é muito válido.
Entretanto, de muitas formas, a união entre pequenos empreendedores pode ser uma estratégia mais eficaz e lucrativa, visando o fortalecimento mútuo e o firmamento de um nicho que, em outras situações, poderia ser desprezado pelo seu tamanho e influência em um mundo de gigantes.
Por isso, elaboramos um guia informativo prático e útil para que você entenda o significado de uma rede associativista, como colocar seu conceito em prática e usufruir de seus benefícios para o crescimento de sua empresa e daquelas associadas a você.
Entendendo o conceito e a prática: O que é uma associação? E como funciona uma associação?
De maneira simplificada, a associação entre redes é um conjunto de iniciativas de cooperação entre pequenas empresas, transformando-as em corporações grandes, fortes e competitivas no mercado. Unidas, empresas de mesmo nicho conseguem se fortalecer dividindo as dificuldades.
As redes associativas nos mostram que, mesmo em épocas difíceis de crise, nas quais a rivalidade só tende a crescer, é possível fortalecer sua empresa com união, dividindo espaços, realizando compras em conjunto e promovendo feiras, eventos e festas com seus semelhantes profissionais.
Hora da ação: Passo a passo para criar uma associação
Agora que você já conhece o conceito e como funciona uma associação entre redes de empresas, separamos um passo a passo para que você possa fazer parte desse mundo, criando uma associação.
Necessidade de sensibilização: é muito importante que todas as pessoas que você queira envolver na associação tenham informações necessárias acerca do tema (legislação, funcionamento, obrigações, direitos, etc.).
Plano de ação: construir um plano de ação em conjunto, definindo os objetivos e metas a serem alcançados com esta união.
Lidando com a constituição: nessa etapa, realiza-se, na presença de todos os associados, a criação do nome da associação e da rede. Depois encaminha-se a documentação de registro da associação para um cartório de registro de pessoas jurídicas.
Estruturação: nesse momento, é importante definir localização, aluguel/compra de imóvel, equipamento, contratação de funcionários e outras peças-chaves para o bom andamento de uma associação.
Início das atividades: depois de todo o processo, começam os verdadeiros desafios da associação. É aqui que a mão de um bom gestor precisa pesar, pois no início de toda associação, podem surgir situações problemáticas que precisam de controle.
É sempre importante adquirir conhecimento antes de adentrar um universo desconhecido, e as dicas que separamos nesse guia o levarão, de maneira sábia, a começar sua própria associação e colher os frutos dela futuramente.
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