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Cursos e Treinamentos

Por meio de cursos e treinamentos buscamos promover o desenvolvimento das associações e cooperativas com foco no aprendizado, capacitando diretores e colaboradores.

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Os conceitos, informações e estratégias dos cursos e treinamentos visam desenvolver e aprimorar habilidades dos talentos humanos, construindo assim vantagens competitivas nas associações e cooperativas, gerando satisfação dos associados/cooperados.

Os cursos e treinamentos são construídos conforme a necessidade e a realidade de cada cooperativa ou associação, sempre respeitando a cultura e as necessidades das mesmas.

Cursos e treinamentos para colaboradores

Para se alcançar o sucesso na capacitação dos colaboradores propomos a criação de um projeto, aonde são inseridas as necessidades de cada cooperativa / associação, sempre alinhada com a sua missão e valores e com foco no desenvolvimento do seu cooperado/associado.

As necessidades de capacitação de colaboradores nas cooperativas e associações são amplos, mas dois temas devem sempre tratados com prioridades:

Excelência no atendimento ao cooperado/associado

Este tema deve ser tratado com prioridade, visto que a razão de existir de cooperativa ou associação são os cooperados e associados.

 

Um dos grandes erros das cooperativas/associações é tratar seus cooperados/associados com cliente e pelo nosso entendimento eles são muito mais que isso, eles são “donos”, por isso a necessidade de um atendimento especial e diferenciado.

Equipe de Vendas/Negócios das Cooperativas

Um dos objetivos das cooperativas é vender produtos e serviços que agreguem valor e desenvolvimento ao seu cooperado, por isso estas equipes devem ser capacitadas para gerar benefícios e satisfação.

 

Também devemos lembrar que a sustentabilidade e o desenvolvimento de uma cooperativa dependem de receitas, por isso a geração de negócios, com foco no desenvolvimento do cooperado, é fundamental para a sustentação da cooperativa no mercado. Os nossos cursos e treinamentos objetivam capacitar os colaboradores com focos em resultados.

Equipe de Vendas/Negócios das Associações

Apesar de contar com o valor da contribuição associativa esta não pode ser a única fonte de recurso de uma associação. A associação deve possuir produtos e serviços que contribuam para o desenvolvimento do negócio do seu associado, gerando assim, receitas para o seu desenvolvimento.

 

Capacitar as equipes de vendas/negócios das associações é a forma de gerar resultados para as associações e fidelizar os seus associados.

Objetivo do projeto

Capacitar os colaboradores para desenvolver e aprimorar habilidades, com foco na excelência do atendimento e vendas.

Promover o desenvolvimento pessoal por meio do aprendizado, buscando ferramentas eficazes na melhoria dos processos de gestão.

Foco estratégico dos cursos/treinamentos

  • Tornar a cooperativa/associação uma referência na qualidade do atendimento e vendas;

  • Desenvolver os talentos humanos;

  • Gerar resultados;

  • Disseminar a cultura do aprendizado entre os colaboradores;

  • Melhoria nas práticas de gestão;

  • Aprimorar conceitos e conhecimentos;

  • Buscar novas ferramentas e processos para o desenvolvimento pessoal e profissional;

  • Gerar inovação;

  • Promover o desenvolvimento da cooperativa/associação.

 

Ações

Promover cursos e treinamentos aos colaboradores divididos em módulos, sendo que esta divisão tem por objetivo facilitar o aprendizado e executar no seu cotidiano as ferramentas assimiladas durante as capacitações.

Resultados esperados

  • Melhora na produtividade dos colaboradores;

  • Excelência no atendimento ao associado;

  • Disseminar uma cultura do aprendizado contínuo entre os colaboradores;

  • Desenvolver o sentimento de equipe;

  • Motivar o colaborador para a ação;

  • Tornar a cooperativa ou a associação uma referência de colaboradores talentosos.

 

Temas dos cursos/treinamentos

A estruturação dos cursos e treinamentos sempre será de acordo com as necessidades e realidades de cada cooperativas e associações. Pela nossa experiência, descrevemos sugestões de temas:

Módulo sobre atendimento

  • Comportamento e atitude;

  • O que é uma associação ou cooperativa e seus objetivos;

  • Diferença entre associado/cooperado e cliente;

  • Análise do ambiente de negócios e o estudo do público alvo;

  • A missão e valores com foco no associado/cooperado;

  • Os desafios dos colaboradores da associação/cooperativa;

  • O colaborador de sucesso;

  • Entendendo o associado/cooperado;

  • Perfil dos associados/cooperados;

  • O profissional de sucesso;

  • Orientações para realizar um atendimento com qualidade;

  • Postura no atendimento;

  • Principais erros no atendimento.

  • A busca pela excelência no atendimento;

  • Competências de uma equipe de sucesso;

  • Desafios no atendimento;

  • O dia a dia no ambiente de trabalho;

  • A importância do trabalho em equipe;

  • Meios de comunicação com o associado:

 

Módulo de vendas

  • Perfil do profissional de vendas;

  • Características essências de vendas;

  • Construindo o planejamento em vendas;

  • Entendendo as necessidades dos associados/cooperados;

  • Como te tornar um “Supervendedor”;

  • Buscando soluções em vendas;

  • Tipos de apresentação em vendas;

  • Superação de objeções;

  • Fechando a venda com sucesso;

  • Pós venda;

  • Negócios futuros e relacionamento com o associados/cooperados.

 

Devemos lembrar que o campo de cursos e treinamento é imensamente vasto, por isso, depende da demanda e da realidade de cada associação ou cooperativa. Por isso temos experiência e competência para construirmos projetos personalizados, basta nos consultar.

Cursos e treinamentos para Diretores

O empresário urbano ou rural que assume um cargo em uma cooperativa ou associação encontra inúmeros desafios na sua gestão. Os diretores, geralmente de forma voluntária, lutam para conduzir a associação ou cooperativa ao sucesso. A gestão deve ser conduzida de forma eficaz, nas busca de resultados para seus associados ou cooperados.

 

O diretor com a sua experiência de vida e gestão do negócio, seja urbano ou rural, contribui positivamente para o cargo de diretor que lhe foi atribuído, mas gestar uma cooperativa ou associação com sucesso lhe trará inúmeros desafios, que podem ser sanados com um projeto de capacitação.

 

A capacitação para diretores possui três pilares:

  • Fomento ao Cooperativismo/Associativismo;

  • Excelência na prestação de serviços e produtos;

  • Apoio ao desenvolvimento local e/ou regional.

 

A estruturação das capacitações sempre será de acordo com as necessidades e realidades de cada cooperativas e associações. Pela nossa experiência, descrevemos sugestões de temas:

Administração da cooperativa ou associação

 

  • Finanças;

  • Gestão de pessoas;

  • Rotinas administrativas;

  • Comunicação;

  • Marketing digital e convencional;

  • Produtos e serviços.

 

Linhas estratégicas de atuação

  • Prestação de serviços;

  • Relacionamento cooperado/associado;

  • Participação no desenvolvimento local/regional;

  • Promoção da cultura associativista.

Planejamento

  • Estrutura de um planejamento de sucesso;

  • Definição de áreas estratégicas;

  • Elaboração do plano de ação.

 

Produtos/Serviços

  • Conceitos;

  • Construindo fontes de receitas;

  • Estudo de viabilidade de novos produtos/serviços.

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