Saiba como um Estatuto Social contribui para o sucesso do empreendimento coletivo
Cursos e Treinamentos
Por meio de cursos e treinamentos buscamos promover o desenvolvimento das associações e cooperativas com foco no aprendizado, capacitando diretores e colaboradores.
Os conceitos, informações e estratégias dos cursos e treinamentos visam desenvolver e aprimorar habilidades dos talentos humanos, construindo assim vantagens competitivas nas associações e cooperativas, gerando satisfação dos associados/cooperados.
Os cursos e treinamentos são construídos conforme a necessidade e a realidade de cada cooperativa ou associação, sempre respeitando a cultura e as necessidades das mesmas.
Cursos e treinamentos para colaboradores
Para se alcançar o sucesso na capacitação dos colaboradores propomos a criação de um projeto, aonde são inseridas as necessidades de cada cooperativa / associação, sempre alinhada com a sua missão e valores e com foco no desenvolvimento do seu cooperado/associado.
As necessidades de capacitação de colaboradores nas cooperativas e associações são amplos, mas dois temas devem sempre tratados com prioridades:
Excelência no atendimento ao cooperado/associado
Este tema deve ser tratado com prioridade, visto que a razão de existir de cooperativa ou associação são os cooperados e associados.
Um dos grandes erros das cooperativas/associações é tratar seus cooperados/associados com cliente e pelo nosso entendimento eles são muito mais que isso, eles são “donos”, por isso a necessidade de um atendimento especial e diferenciado.
Equipe de Vendas/Negócios das Cooperativas
Um dos objetivos das cooperativas é vender produtos e serviços que agreguem valor e desenvolvimento ao seu cooperado, por isso estas equipes devem ser capacitadas para gerar benefícios e satisfação.
Também devemos lembrar que a sustentabilidade e o desenvolvimento de uma cooperativa dependem de receitas, por isso a geração de negócios, com foco no desenvolvimento do cooperado, é fundamental para a sustentação da cooperativa no mercado. Os nossos cursos e treinamentos objetivam capacitar os colaboradores com focos em resultados.
Equipe de Vendas/Negócios das Associações
Apesar de contar com o valor da contribuição associativa esta não pode ser a única fonte de recurso de uma associação. A associação deve possuir produtos e serviços que contribuam para o desenvolvimento do negócio do seu associado, gerando assim, receitas para o seu desenvolvimento.
Capacitar as equipes de vendas/negócios das associações é a forma de gerar resultados para as associações e fidelizar os seus associados.
Objetivo do projeto
Capacitar os colaboradores para desenvolver e aprimorar habilidades, com foco na excelência do atendimento e vendas.
Promover o desenvolvimento pessoal por meio do aprendizado, buscando ferramentas eficazes na melhoria dos processos de gestão.
Foco estratégico dos cursos/treinamentos
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Tornar a cooperativa/associação uma referência na qualidade do atendimento e vendas;
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Desenvolver os talentos humanos;
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Gerar resultados;
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Disseminar a cultura do aprendizado entre os colaboradores;
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Melhoria nas práticas de gestão;
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Aprimorar conceitos e conhecimentos;
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Buscar novas ferramentas e processos para o desenvolvimento pessoal e profissional;
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Gerar inovação;
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Promover o desenvolvimento da cooperativa/associação.
Ações
Promover cursos e treinamentos aos colaboradores divididos em módulos, sendo que esta divisão tem por objetivo facilitar o aprendizado e executar no seu cotidiano as ferramentas assimiladas durante as capacitações.
Resultados esperados
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Melhora na produtividade dos colaboradores;
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Excelência no atendimento ao associado;
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Disseminar uma cultura do aprendizado contínuo entre os colaboradores;
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Desenvolver o sentimento de equipe;
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Motivar o colaborador para a ação;
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Tornar a cooperativa ou a associação uma referência de colaboradores talentosos.
Temas dos cursos/treinamentos
A estruturação dos cursos e treinamentos sempre será de acordo com as necessidades e realidades de cada cooperativas e associações. Pela nossa experiência, descrevemos sugestões de temas:
Módulo sobre atendimento
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Comportamento e atitude;
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O que é uma associação ou cooperativa e seus objetivos;
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Diferença entre associado/cooperado e cliente;
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Análise do ambiente de negócios e o estudo do público alvo;
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A missão e valores com foco no associado/cooperado;
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Os desafios dos colaboradores da associação/cooperativa;
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O colaborador de sucesso;
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Entendendo o associado/cooperado;
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Perfil dos associados/cooperados;
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O profissional de sucesso;
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Orientações para realizar um atendimento com qualidade;
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Postura no atendimento;
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Principais erros no atendimento.
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A busca pela excelência no atendimento;
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Competências de uma equipe de sucesso;
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Desafios no atendimento;
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O dia a dia no ambiente de trabalho;
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A importância do trabalho em equipe;
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Meios de comunicação com o associado:
Módulo de vendas
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Perfil do profissional de vendas;
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Características essências de vendas;
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Construindo o planejamento em vendas;
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Entendendo as necessidades dos associados/cooperados;
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Como te tornar um “Supervendedor”;
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Buscando soluções em vendas;
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Tipos de apresentação em vendas;
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Superação de objeções;
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Fechando a venda com sucesso;
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Pós venda;
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Negócios futuros e relacionamento com o associados/cooperados.
Devemos lembrar que o campo de cursos e treinamento é imensamente vasto, por isso, depende da demanda e da realidade de cada associação ou cooperativa. Por isso temos experiência e competência para construirmos projetos personalizados, basta nos consultar.
Cursos e treinamentos para Diretores
O empresário urbano ou rural que assume um cargo em uma cooperativa ou associação encontra inúmeros desafios na sua gestão. Os diretores, geralmente de forma voluntária, lutam para conduzir a associação ou cooperativa ao sucesso. A gestão deve ser conduzida de forma eficaz, nas busca de resultados para seus associados ou cooperados.
O diretor com a sua experiência de vida e gestão do negócio, seja urbano ou rural, contribui positivamente para o cargo de diretor que lhe foi atribuído, mas gestar uma cooperativa ou associação com sucesso lhe trará inúmeros desafios, que podem ser sanados com um projeto de capacitação.
A capacitação para diretores possui três pilares:
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Fomento ao Cooperativismo/Associativismo;
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Excelência na prestação de serviços e produtos;
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Apoio ao desenvolvimento local e/ou regional.
A estruturação das capacitações sempre será de acordo com as necessidades e realidades de cada cooperativas e associações. Pela nossa experiência, descrevemos sugestões de temas:
Administração da cooperativa ou associação
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Finanças;
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Gestão de pessoas;
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Rotinas administrativas;
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Comunicação;
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Marketing digital e convencional;
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Produtos e serviços.
Linhas estratégicas de atuação
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Prestação de serviços;
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Relacionamento cooperado/associado;
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Participação no desenvolvimento local/regional;
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Promoção da cultura associativista.
Planejamento
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Estrutura de um planejamento de sucesso;
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Definição de áreas estratégicas;
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Elaboração do plano de ação.
Produtos/Serviços
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Conceitos;
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Construindo fontes de receitas;
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Estudo de viabilidade de novos produtos/serviços.
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